quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O Ciclo de Gestão e a Etapa Avaliação - Oficina II

A Jornada de Gestão Escolar consiste um conjunto de oficinas de trabalho promovidas pelo MEC destinadas a fortalecer institucionalmente as Secretarias de Educação em relação ao ciclo de gestão de projetos e programas. O público prioritário é composto pelas secretarias que possuem escolas priorizadas pelo PDE Escola entre os anos de 2008 a 2010. A metodologia de trabalho da Jornada foi desenvolvida a partir da pesquisa amostral realizada em 2010 com 896 escolas participantes do PDE Escola, cujos resultados indicaram aspectos que poderiam ser aperfeiçoados na gestão do programa.

Entre outras informações, a pesquisa demonstrou que, apesar de 96% dos diretores afirmarem que sabiam o que era o IDEB, apenas 33,6% sabiam qual era o IDEB da sua escola (os demais não sabiam ou responderam errado). Também foi possível constatar que 86,7% dos diretores consideravam que o PDE Escola tinha promovido mudanças concretas na escola, mas apenas 4% entendiam-no como uma metodologia de planejamento da gestão escolar. E, quando questionados sobre como a Secretaria vinha atuando em relação ao programa, apenas 6,9% dos diretores entrevistados responderam que ela monitorava e/ou orientava regularmente a escola.

A partir deste diagnóstico, o MEC desenvolveu um novo mecanismo que visa auxiliar as Secretarias de Educação na condução do PDE Escola e de outros programas, realizando oficinas de formação e certificação que disseminam técnicas de execução, monitoramento, avaliação e realimentação do planejamento.

Portanto, em nosso Município, a 2ª Oficina, aconteceu no último dia 14/11, segunda-feira e contou com a participação dos gestores escolares da EMEF Professora Maria Adelaide Bertochi e EMEF Bem Viver e a pedagoga Eliane Rossim de Oliveira.

A execução da Oficina ficou na responsabilidade das pedagogas Josilande Vieira de Souza e Marlucia Peres, ambas representando a equipe da Secretaria de Educação.






Nenhum comentário:

Postar um comentário