quinta-feira, 19 de novembro de 2009

ESTUDANTES DA 4ª SÉRIE E 8ª SÉRIE DA EMEF BÉRTOLO MALACARNE REALIZAM PROVA BRASIL

Aconteceu na manhã e na tarde desta terça-feira, dia 17 de novembro, mais uma edição da PROVA BRASIL na EMEF Bértolo Malacarne. Na 4ª série realizaram a prova 28 estudantes e na 8ª série, 32 estudantes. Os professores de Língua Portuguesa, Maria Lizinete Machado Vieira, Matemática, Lucinéia Braun e da 4ª série, Eliane Rossim de Oliveira, estão confiantes nos resultados, uma vez que os mesmos, estão desenvolvendo simulados e realizando atividades com os alunos que focam principalmente, os descritores de aprendizagem inseridos nos objetivos da Prova.
A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas públicas. Com os resultados do exame, é possível fazer um diagnóstico da situação nacional e regional da educação no país. Os dados são utilizados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e melhorar a qualidade do ensino básico, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Implantado em 2005, o exame é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com as redes estaduais e municipais de educação. Como todos os alunos das turmas avaliadas fazem prova, pode-se medir o desempenho por escola e por município. A outra avaliação da educação básica, o Saeb, que também avalia as mesmas séries e o ensino médio, mas por amostragem, permite apenas mensurar o desempenho nacional, por região e por estado.
Ao conhecer o desempenho dos alunos, o diretor tem como saber a real situação da escola em relação às demais. Os resultados da Prova Brasil permite aos dirigentes das escolas, inclusive, trocarem experiências de boas práticas pedagógicas. Além disso, secretários estaduais e municipais de educação podem, a partir do desempenho das escolas de sua jurisdição, elaborar políticas para reforçar a aprendizagem em sua localidade.
As questões da prova são elaboradas com base nas habilidades de leitura e interpretação e de raciocínio diante de problemas lógicos. Além dos testes, os alunos respondem a questionários para opinar sobre os professores, o diretor e a própria escola.

Equipe de Reportagem Jaguaribe

Nenhum comentário:

Postar um comentário