quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Construindo nossa árvore de Natal no Bértolo!

Natal de luz e amor
Natal:
sentimento que,
enchendo o abismo do universo,
cabe com seu esplendor,
No olhar de uma criança,
no cálice de uma flor,
Esse Jesus imortal, único, bom e clemente,
de quem sou o mais humilde crente.
Mártir que fez com seu olhar sublime,
o luar do perdão para a noite do crime,
abriu com a luz da bem-aventurança,
Jesus...
Deus menino homem que está,
Como um farol da glória,
No cume da montanha escavada da história,
contemplando o infinito,
iluminando a terra.
Essa luz que a flor da alma humana encerra,
É de quem sofre,
é de quem geme,
é de quem chora,
É de todos que vão pela existência afora,
Tristes (santo, herói, escravo ou proscrito),
os pés calcando o lodo...
os olhos voltados para o infinito.
O Natal está nos olhos das crianças,
em suas mãozinhas delicadas,
que revelam sempre novas surpresas.
O Natal está em suas faces alegres e
em tudo o que dizem.
"Senhor, que neste Natal, milhares e milhares
de pessoas possam encontar-se com Jesus,
a razão do Natal, a vida verdadeira,
assumindo com ele um compromisso de vida.
Que as festas e os presentes não nublem
as mentes, mas que todos possam
se deixar levar por essa "Canção de Amor":
Jesus!
"Porque o nosso Deus é misericordioso
e bondoso. Ele fará brilhar sobre nós
a sua luz e do céu iluminará todos os que
vivem na escuridão da sombra da morte,
para guiar os nossos passos no caminho da paz".


Professores e alunos da EMEF Bértolo Malacarne com a idealização do professor Robson Storch e professora Maria Lizinete Machado Vieira já começaram a construir uma linda árvore de natal feita com garrafas pet. Podem apreciar! Mas ainda não está pronta. Vamos acompanhar sua construção? Está feito o convite! Confiram!


















AINDA NÃO ACABOU! NA PRÓXIMA EDIÇÃO ESTAREMOS COM A GRANDE ÁRVORE PRONTA. NÃO DEIXEM DE CONFERIR!

Dia da Consciência Negra é comemorado pelos alunos na EMEF Bértolo Malacarne

História do Dia Nacional da Consciência Negra


Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa, pois este personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também um forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.

Importância da Data

A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.
A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão.
Vale dizer também que sempre ocorreu uma valorização dos personagens históricos de cor branca. Como se a história do Brasil tivesse sido construída somente pelos europeus e seus descendentes. Imperadores, navegadores, bandeirantes, líderes militares entre outros foram sempre considerados hérois nacionais. Agora temos a valorização de um líder negro em nossa história e, esperamos, que em breve outros personagens históricos de origem africana sejam valorizados por nosso povo e por nossa história. Passos importantes estão sendo tomados neste sentido, pois nas escolas brasileiras já é obrigatória a inclusão de disciplinas e conteúdos que visam estudar a história da África e a cultura afro-brasileira.

Programação na EMEF Bértolo Malacarne

Os professores da EMEF Bétolo Malacarne, através da idealização do professor Tiago Ferreira (História), também comemoraram com seus alunos e equipe gestora o Dia da Consciência Negra com uma programação muito especial. Confiram!


Apresentação de Peça Teatral pelos alunos da 6ª série.






















Apresentação de paródias pelos alunos da 7ª série.



























Apresentação de danças pelos alunos da 7ª e 8ª séries.





PARABÉNS!!!!!!
EQUIPE DE ALUNOS, PAIS, PROFESSORES E DEMAIS FUNCIONÁRIOS DA EMEF BÉRTOLO MALACARNE - FAMÍLIA JAGUARIBE.

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

ESTUDANTES DA 4ª SÉRIE E 8ª SÉRIE DA EMEF BÉRTOLO MALACARNE REALIZAM PROVA BRASIL

Aconteceu na manhã e na tarde desta terça-feira, dia 17 de novembro, mais uma edição da PROVA BRASIL na EMEF Bértolo Malacarne. Na 4ª série realizaram a prova 28 estudantes e na 8ª série, 32 estudantes. Os professores de Língua Portuguesa, Maria Lizinete Machado Vieira, Matemática, Lucinéia Braun e da 4ª série, Eliane Rossim de Oliveira, estão confiantes nos resultados, uma vez que os mesmos, estão desenvolvendo simulados e realizando atividades com os alunos que focam principalmente, os descritores de aprendizagem inseridos nos objetivos da Prova.
A Prova Brasil visa avaliar o desempenho em língua portuguesa e matemática de estudantes de 4ª e 8ª séries (5° e 9° ano) de escolas públicas. Com os resultados do exame, é possível fazer um diagnóstico da situação nacional e regional da educação no país. Os dados são utilizados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e melhorar a qualidade do ensino básico, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Implantado em 2005, o exame é organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com as redes estaduais e municipais de educação. Como todos os alunos das turmas avaliadas fazem prova, pode-se medir o desempenho por escola e por município. A outra avaliação da educação básica, o Saeb, que também avalia as mesmas séries e o ensino médio, mas por amostragem, permite apenas mensurar o desempenho nacional, por região e por estado.
Ao conhecer o desempenho dos alunos, o diretor tem como saber a real situação da escola em relação às demais. Os resultados da Prova Brasil permite aos dirigentes das escolas, inclusive, trocarem experiências de boas práticas pedagógicas. Além disso, secretários estaduais e municipais de educação podem, a partir do desempenho das escolas de sua jurisdição, elaborar políticas para reforçar a aprendizagem em sua localidade.
As questões da prova são elaboradas com base nas habilidades de leitura e interpretação e de raciocínio diante de problemas lógicos. Além dos testes, os alunos respondem a questionários para opinar sobre os professores, o diretor e a própria escola.

Equipe de Reportagem Jaguaribe

CURSO DE GESTÃO PÚBLICA DÁ A DIRIGENTES "MISSÃO HISTÓRICA"

 Quinta-feira, 19 de novembro de 2009 - 20:29
Dirigentes de 100 escolas de educação profissional, agora, são gestores públicos. A cerimônia de formatura dos diretores no Programa de Aperfeiçoamento dos Dirigentes das Instituições Federais ocorreu nesta quinta-feira, 19, em Brasília.

“Todos vocês têm uma missão histórica pela frente: a reconfiguração da rede federal de educação profissional e tecnológica”, disse o ministro da Educação, Fernando Haddad. Para ele, o conhecimento que os diretores adquiriram no curso de formação servirá para fortalecer o movimento a favor da melhoria da qualidade da educação.
O curso teve início em dezembro de 2008 e é resultado de uma parceria entre o Ministério da Educação e a Escola Nacional de Administração Pública (Enap). O programa aborda temas como planejamento e gestão estratégica, análise de cenários e de indicadores e plano de desenvolvimento institucional. Em sua forma atual, tem duração de 317 horas, cumpridas em regime presencial, ao longo de aproximadamente seis meses.
“Quando se investe na qualificação dos profissionais da educação, se investe na própria população, na medida em que um dos fatores que mais influenciam na qualidade da educação é a gestão”, afirmou o secretário de educação profissional e tecnológica do MEC, Eliezer Pacheco. Para 2010, estão previstas mais duas turmas, além de um programa específico para os reitores dos institutos.
Na solenidade de formatura, foi firmado termo de compromisso entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Paraná, que será responsável pela carga horária complementar exigida para a formação ser reconhecida como pós-graduação lato sensu (especialização).

Assessoria de Comunicação Social